quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Como criar Pixel Art com Piskel

Olá!

Hoje estaremos iniciando uma série especial de matérias sobre estilos de arte e conteúdos diversos do mundo da produção digital. Para nossa estreia nesta empreitada vamos começar com uma forma de arte que possui amplo destaque entre vários artistas: o Pixel Art!


Imagem do “Baby Groot”, do filme "Guardiões da Galáxia".

Pixel Art

O Pixel Art é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels. Como sabemos, qualquer tipo de imagem digital é formada por pixels, mas o Pixel Art se trata de produções com aspecto semelhante ao Baby Groot que mostramos acima.

Um dos elementos que talvez mais chame a atenção nesse tipo de arte é a característica da nostalgia. Nos primórdios da indústria dos jogos, os títulos possuíam visuais em pixels em decorrência da limitação do hardware da época e por anos continuaram a ter o que hoje chamamos popularmente de “visual retrô”. Os tempos mudaram e hoje em dia já podemos testemunhar as inovações gráficas do passar dos tempos.



Mario e Sonic e suas versões ao longo do tempo.



Para as pessoas que trabalham com Pixel Art, ou para outras que possuem uma curiosidade pela prática, existem diversos softwares disponíveis na internet voltados para a produção deste tipo de conteúdo. Um dos exemplos, é o Piskel.

Piskel

O Piskel é uma plataforma online que permite ao usuário utilizar diversas ferramentas para construir imagens a nível básico de Pixel, tudo de forma totalmente gratuita.

Um lugar para suas ideias...

O Piskel possui um painel intuitivo onde a imagem a ser produzida ficará no centro da tela, com ferramentas de manipulação dos lados esquerdo e direito. Se você já possui algum contato com edição de imagens, provavelmente vai se familiarizar com o painel do Piskel.

O editor do Piskel conta com múltiplas ferramentas para produção de conteúdo.

Além das diversas funções voltadas para edição de imagem, a plataforma se destaca pela excelente estrutura online, onde o usuário pode montar sua galeria e divulgar para diversas outras pessoas utilizadoras do Piskel. Também tem a possibilidade de manter a imagem em formato privado também. Uma vez finalizada sua arte, você poderá exportar o trabalho através do formato PNG, resultando em uma imagem única, tipicamente utilizadas como Sprites em games 2D. A outra opção fica por conta do formato GIF, a imagem animada.

Conclusão

O Piskel se mostra ideal para o desenvolvimento de Artes em Pixel e ganha facilmente a admiração de usuários de outras ferramentas consagradas. Seu funcionamento combina simplicidade com eficiência, além da flexibilidade dos recursos online que permitem a você acessar sua galeria de qualquer lugar.

Desejamos a todos excelentes Pixel Arts!

AutorPedro Henrique Reis